Monday, July 13, 2009






Poema escrito depois da leitura de "Feridos em Nome de Deus" de Marília de Camargo César" Leitura que recomendo.


Feridos

I Acto

sou como um andarilho.
maltrapilho, busco encontrar
o Caminho por onde andei.

meu coração pulsa no peito acelerado,
atrás do escudo que esconde a cicatriz
e disfarça enquanto junta os pedaços
do eu dilacerado,
que se alimenta esfomeado
da decepção que me corre nas veias.

teia que me prende a uma dor sem nome,
mas que me consome e faz ofuscar
a luz que dantes até me fez voar.

a minha alma transborda à sangue derramado
mas oculto pela incerteza
de quem confiou a vida e o coração
ao homem por Deus designado,
apaixonado por soberana vocação.
que ilusão!


II Acto

sou também um andarilho
maltrapilho, busco encontrar
o Caminho por onde andei.

ultrapassei limites.
pensando que cuidava... centralizei.
confundi poder com unção,
zelo com manipulação... abusei.

meu coração também bate acelerado.
as minhas marcas se prendem a solidão
das sombras que norteiam minha alma,
cansada da minha própria insensatez.

vou peregrino nesta estrada que conheço,
peso meus passos atordoado
por tamanha embriagues.
atrás de mim deixo um púlpito vazio
e o desejo de acertar uma outra vez.


III Acto

ouço o clamor dos teus lábios.
vejo o escudo que esconde a cicatriz
e os pedaços da tua vida,
decepção que incendeia
e semeia dor, ofuscando a minha luz.
olha pra mim...


vejo ainda o teu eu dilacerado
perdido no Caminho que conheces
e a unção guardada num pote aí ao lado
enquanto olhas para traz atarantado
sem ver que a tua frente, há o vazio da minha cruz.
olha pra mim...


levantem do lugar onde caíram
vejam a graça que transborda das minhas veias
teias de amor que acolhem toda dor,
a chave certa pra qualquer encarcerado
perdão completo, boas novas...
vida plena em seu favor.

prestem atenção ao Caminho
tirem as pedras que engessam a sua estrada
partam o pão da comunhão que lhes é dado
bebam do vinho da alegria e celebrem
em cada canto, em cada casa
sou eu em vós... o livramento.

Arlete Castro
10.07.2009

2 comments:

RawBanana5 said...

Arlete,
I didn't know you had a blog ... I wish I could read it!

Anna

Edilson Botelho Nogueira said...

Não li o livro da Marilia mas uma resenha dele e uma entrevista dela na revista VEJA. Foi um impacto em todos nós - a gente sabe que acontece mas quando lemos em forma de documentário, fere a alma de quem ama a Deus.
Acho que voce foi muito feliz na sua reflexão. Ainda acho que podíamos fazer uma parceria musical!