Tuesday, August 12, 2008


Coração Lusitano

Que chão é este que eu piso?
Que cores são estas que eu vejo?
Que nuanças são estas que enchem meus olhos?
Que canto é este que quase parece meu?

Que língua é esta com este requinte?
Que pronuncia é esta que muda o meu falar?
Que povo é este que me acolhe todo dia?
Que gente é esta que já faz parte de mim?

Que fado é este que se ouve aqui e ali?
Que caravelas são estas que são relíquias aqui?
Que história é esta que faz o mar ser mais pequeno.?
Que ponte é esta que me trouxe daí?
Que amor é este que me faz permanecer?
Que esperança é esta que não me deixa desistir?
Que certeza é esta que me faz em terras lusas viver?

E que paixão é esta que tinge meu coração ?

É o chão lusitano, de estações definidas.
Que pintam as paisagens de nuanças e cores.
É a língua mãe dos poetas
que em português fazem seus versos.
É a canção triste que mostra a cultura.
É a história repleta de acertos e erros
É a vida que transborda em sangue lusitano.
É Deus comigo dirigindo meus passos
É Deus amando este povo por mim.

Arlete Castro

03.01.2006

Poema Publicado na 1ª Antologia dos Poetas do Café

Congresso Brasileiro de Poesias - 2006

No comments: