Wednesday, August 13, 2008

Poeta é o seu Nome

Andava eu meio perdida,
Em busca de direcção
Quando vi ao longe uma sombra
de alguém que escrevia
com um graveto no chão

Curiosa quis saber
Quem era o tal senhor.
Fui chegando de mansinho,
Meio tímida, meio audaz
E perguntei-lhe baixinho
Quem era ele afinal

O homem mirou-me por um instante
E o seu olhar continha um brilho
Que não era habitual
Era de um verde brilhante
Aquele olhar penetrante
Que via além do natural

Olhou-me sem nada a dizer
E enquanto escrevia, foi-me
dizendo entre letras
Que era conhecido apenas
Por “Poeta”
e por poesias escrever

Perguntei então ao Poeta
“O que te inspira meu senhor”
Ele não respondeu, mas com gestos
decididos, estendeu a mão
E apanhou uma flor
Que nas mãos do poeta
Transformou-se em brilho furta cor

Depois tocou o mar ali perto
E as águas escuras que eu via
Saldando o toque do poeta
No mesmo instante,
um azul profundo reflectia.
E o conjunto de mar, céu e estrelas
Com o simples olhar da poesia
Transformaram-se em encanto
E em inesperada magia.

Mas o mais surpreendente
Foi quando vi o poeta
Com seu olhar admirado
Tocar com a poesia
um casal de namorados
E assim o que seria
Apenas um encontro casual
Transformou-se, com o toque do poeta
Numa história de amor sem igual

E eu fiquei assim por um bom tempo
Sem muito mais a dizer
Apenas assistindo de perto
A poesia acontecer,
Admirada que estava
Da beleza contida
Na palavra transformada
Pela rima entoada
E pelo encanto de saber
Que a poesia tem esse Dom
de fazer, o sobrenatural acontecer.

Arlete Castro

14.03.2006

Todos os Direitos Reservados

2 comments:

Eu said...

Olá Arlete,

Todos os poetas têm uma alma diferente de todas as outras, e quem sabe você não é uma poeta como ele? :)

Gostei do seu espaço.
Aguardo a sua visita.

Beijinho

Eloah Borda said...

Oi, querida, cliquei no link em minha caixa de mensagens e aqui estou pela mágica da internet (risos). Realmente, poetas têem, através da magia de sua sensibilidade, o poder de tudo transformar em beleza, até mesmo suas próprias dores, assim como a ostra em pérola tranforma seu cilício.
Vou colocar teu link em meu blog, e assim já facilito o acesso pra voltar aqui. Te mais.
Beijão.